EUA mantêm pressão para que sanções contra Coreia do Norte tenham efeito

  • Por Estadão Conteúdo
  • 07/08/2017 08h31
WAS01 WASHINGTON DC (ESTADOS UNIDOS) 11/04/2017.- El presidente estadounidense, Donald J. Trump, participa en un debate sobre políticas y estrategia con presidentes de compañías en la Biblioteca del Departamento de Estado en Washington DC (Estados Unidos) hoy, 11 de abril de 2017. EFE/Olivier Douliery / Pool EFE/Olivier Douliery Para Trump, as sanções terão um "impacto financeiro muito grande"

O presidente do EUA, Donald Trump, se disse “muito feliz e impressionado” com a aprovação pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas de sanções contra a Coreia do Norte. O comentário foi feito na noite de domingo (6) pelo Twitter, após uma conversa por telefone com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

“Acabei de finalizar um ligação com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. Estou muito feliz e impressionado com a votação por 15-0 na Nações Unidas pelas sanções à Coreia do Norte”, disse Trump, se referindo à decisão de sábado do Conselho de Segurança da ONU que inclui um embargo a exportações superior a US$ 1 bilhão, cerca de um terço de tudo que o regime vende para o mundo.

Para Trump, as sanções terão um “impacto financeiro muito grande”. Mas, apesar de celebrar a decisão de Rússia e China de se posicionarem favoravelmente às sanções, os EUA e outros países se mostram preocupados com a possibilidade de fracasso na aplicação rigorosa da medida, que poderia reduzir seu impacto. Desde o voto do Conselho de Segurança da ONU, Washington colocou Pequim, em particular, sob aviso de que está observando atentamente para garantir que a China não deixe de aplicar as sanções após algum tempo.

Na ligação solicitada por Seul, Trump e Moon se comprometeram a “implementar plenamente todas as relevantes resoluções e solicitaram à comunidade internacional a fazer o mesmo”, informou a Casa Branca. O governo sul-coreano informou que Trump e Moon concordaram em aplicar “pressão máxima e sanções”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.