EUA oferecem US$ 3 milhões para deter sequestradores das Farc

  • Por Agencia EFE
  • 26/07/2014 00h42

Washington, 25 jul (EFE).- O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que vai oferecer uma recompensa de US$ 3 milhões por informações que levem aos responsáveis pelo sequestro do ex-fuzileiro naval americano Kevin Scott Sutay, capturado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O Departamento de Estado, através de seu programa “Rewards for Justice” (recompensa por justiça), oferece a retribuição em troca de “informações que levem à detenção ou à condenação de qualquer indivíduo envolvido no sequestro” de Sutay, que estava de férias na Colômbia.

O americano foi sequestrado em 20 de junho de 2013 no município de El Retorno no departamento (estado) de Guaviare, ao sudeste da capital Bogotá. Um mês mais tarde as Farc reivindicaram a autoria do sequestro e no dia 27 de outubro o libertaram.

O Departamento de Estado lembrou que, além dos funcionários do governo colombiano, estrangeiros também foram “alvo” das Farc, que está incluída em sua “lista negra” de grupos terroristas desde 1997.

Em 2003, as Farc executaram o americano Thomas Janis e sequestraram outros três cidadãos dos EUA depois que o avião do governo americano no qual viajavam caiu em uma área de floresta no departamento de Caquetá (Colômbia). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.