EUA preveem anunciar “hoje mesmo” mais sanções contra a Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2014 16h21

Washington, 29 jul (EFE).- O governo americano prevê anunciar “hoje mesmo” um novo pacote de sanções econômicas contra a Rússia por seu apoio às atividades dos rebeldes pró-Rússia no leste da Ucrânia, informou nesta terça-feira a Casa Branca.

“Em termos de sanções econômica adicionais, deixamos claro que essas poderiam ser impostas. E esperamos ter algumas notícias sobre isso em breve. Possivelmente hoje mesmo”, disse Josh Earnest, porta-voz presidencial em sua entrevista coletiva diária.

A expectativa é que o presidente Barack Obama faça hoje uma declaração sobre a Ucrânia na qual anunciará que se une aos seus parceiros europeus em novas sanções contra a Rússia.

Entre elas, figuram a restrição do acesso aos mercados de capitais europeus para os bancos russos, um embargo de armas, a proibição de exportar à Rússia bens de uso dual (civil e militar) e um veto às exportações de equipamento para o setor de energia.

Earnest elogiou este anúncio por parte da União Europeia e ressaltou que tanto os EUA como seus parceiros europeus se mantêm em contato para coordenar este tipo de ações.

“Esperamos certamente continuar a coordenação com eles à medida que avançam”, acrescentou o porta-voz presidencial.

Há duas semanas, os EUA impuseram sanções econômicas adicionais à Rússia, desta vez focadas nos setores energético e de defesa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.