EUA repatriam quatro afegãos detidos em Guantánamo

  • Por Agencia EFE
  • 20/12/2014 14h27

Washington, 20 dez (EFE).- O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou neste sábado a repatriação de quatro detidos afegãos no centro de detenção de Guantánamo (Cuba).

Trata-se de Shawali Khan, Khi Ali Gül, Abdul Ghani e Mohammed Zahir que voltarão ao Afeganistão após um exame minucioso de seu expediente e a análise de uma série de fatores incluindo a segurança, indicou o Departamento de Defesa em comunicado.

O grupo de trabalho criado especialmente por ordem executiva em 2009 para revisar os casos dos presos de Guantánamo, no qual participam funcionários de seis departamentos e agências do governo, concluiu por “unanimidade” que os detidos eram aptos para sua mudança.

O secretário de Defesa, Chuck Hagel, informou ao Congresso sobre a repatriação dos afegãos.

Os Estados Unidos agradeceram o Afeganistão pela “vontade de apoiar os esforços em curso do governo americano para revisar a situação dos acusados que estão no centro de detenção”.

Após a mudança deste grupo, ainda restam 132 réus no centro de detenção de Guantánamo, criado após os atentados de 11 de setembro pelo governo de George Bush para abrigar os suspeitos de terrorismo.

Neste mesmo mês, o Uruguai acolheu outros seis presos de Guantánamo, que terão status de refugiados nesse país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.