Evangelista Billy Graham morre aos 99 anos

  • Por Jovem Pan
  • 21/02/2018 11h17 - Atualizado em 21/02/2018 11h42
Warren K. Leffler/Wikimedia Commons Billy Graham organizou diversas viagens e comícios evangelísticos em que convocava os ouvintes a crerem em Jesus

Morreu nesta quarta-feira (21) aos 99 anos o influente pastor batista e evangelista Billy Graham (William Franklin Graham Jr.), que levou sua interpretação da Bíblia a milhões de pessoas em viagens missionárias pelo mundo, inclusive no Brasil e na América Latina, além de ter sido capelão não oficial da Casa Branca e conselheiro espiritual para todos presidentes americanos de Harry S. Truman (1945-1953) até Barack Obama.

O religioso, que enfrentou por muitos anos um câncer de pulmão, faleceu em sua casa em Montreat, na Carolina do Norte na Manhã desta quarta. Ele nasceu em Charlotte, no mesmo estado americano em 7 de novembro de 1918.

Graham é considerado um dos maiores evangelistas da história, tendo utilizado os meios de comunicação como rádio e televisão para propagar sua mensagem.

O pastor organizava comícios em grandes arenas pelo mundo para pregar o evangelho. As empreitadas começaram em Londres, no Reino Unido, em 1954 e seguiu nessa empreitada por 60 anos. Ele contabiliza mais de 400 “cruzadas missionárias” em 185 países. Mais de 3 milhões de pessoas teriam se convertido ao cristianismo durante as jornadas, segundo a associação de Graham.

A morte do promotor da fé cristã foi confirmada pela associação evangelística de Billy Graham (Billy Graham Evangelistic Association, ou BGEA), que estima que sua mensagem foi levada a 292 milhões de pessoas durante sua carreira (77 milhões que o assistiram pessoalmente e 215 milhões que o ouviram pelos meios de comunicação).

Casado com Ruth Graham (1943-2007), ele deixa cinco filhos: Virginia, Anne, Ruth, William Franklin III e Nelson, que seguiram a missão do pai como pastores ou conferencistas. Billy Graham teve 19 netos e vários bisnetos.

O presidente dos EUA Donald Trump lamentou a morte do pastor, pelo Twitter. “O grande Billy Graham morreu. Não havia ninguém como ele. Ele fará falta a cristãos e a todas as religiões. Um homem muito especial”, escreveu Trump.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.