Ex-diretor do FBI será conselheiro especial para investigação sobre Rússia

  • Por Estadão Conteúdo
  • 17/05/2017 19h29
EFE Rod Rosenstein fez a nomeação do ex-diretor do FBI

Ex-diretor do FBI, Robert Mueller foi nomeado conselheiro especial para monitorar a investigação do órgão sobre os esforços do governo russo para influenciar a eleição de 2016 nos Estados Unidos, informou o Departamento de Justiça.

O vice-procurador-geral dos EUA, Rod Rosenstein, fez a nomeação, já que o procurador-geral Jeff Sessions se afastou de qualquer investigação relacionada à corrida eleitoral do ano passado. “Eu determinei que é do interesse público para mim exercer minha autoridade e apontar um conselheiro especial para assumir responsabilidade nesse assunto”, afirmou Rosenstein em nota.

O vice-procurador advertiu que a nomeação não era resultado da conclusão de que crimes foram cometidos ou de que qualquer processo é necessário no caso. Mueller, um ex-procurador federal, foi diretor do FBI entre 2001 e 2013 e tem uma reputação de independência. Ele tem atuado como sócio da WilmerHale, um escritório de advocacia, mas se retirará do posto para evitar qualquer conflito de interesse, de acordo com o Departamento de Justiça.

Mueller comandou o FBI na sequência dos ataques terroristas de 2001 e foi apontado como responsável por dar à agência um papel maior na coleta de informações de inteligência. O então presidente Barack Obama pediu a Mueller que ficasse no posto após o fim de seu mandato de dez anos para buscar um sucessor. Obama acabou em 2013 por nomear James Comey, recentemente demitido pelo atual presidente, Donald Trump.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.