Ex-governador da Virgínia se torna 17º republicano na corrida presidencial

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2015 22h37

Washington, 29 jul (EFE).- O ex-governador da Virgínia, Jim Gilmore, uniu-se nesta quarta-feira à corrida republicana para ser o candidato do partido nas eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016, o que elevou a 17 o número total de pré-candidatos conservadores.

Gilmore, de 65 anos, foi governador da Virgínia entre 1998 e 2002 e já tentou conquistar a indicação republicana à presidência em 2008, mas desistiu antes do final do processo de primárias.

Seu pouco nível de notoriedade entre o público e nos meios de comunicação e a saturação de candidatos nas primárias republicanas não desanimaram Gilmore, que entregou hoje a documentação necessária para formalizar sua candidatura à Comissão Eleitoral Federal.

Além de sua experiência de quatro anos como governador da Virgínia, Gilmore foi especialista de inteligência para o exército dos EUA, trabalhou como advogado e foi procurador-geral da Virgínia.

O ex-governador da Virgínia, que não realizou nenhum grande ato para o lançamento de sua campanha, não tem praticamente nenhuma possibilidade de participar do primeiro debate que será realizado na semana que vem entre os dez aspirantes republicanos melhor posicionados nas enquetes.

Por outro lado, esse debate terá a presença certa do magnata imobiliário Donald Trump (que lidera todas as pesquisas com ampla vantagem), o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, o governador de Wisconsin, Scott Walker, e os senadores Marco Rubio, Ted Cruz e Rand Paul. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.