Ex-médico Roger Abdelmassih é preso no Paraguai

  • Por Agencia EFE
  • 19/08/2014 19h23

Assunção, 19 ago (EFE).- O ex-médico Roger Abdelmassih, especialista em reprodução humana que fugiu do Brasil após ser condenado a 278 anos de prisão por abusar sexualmente de mais de 50 pacientes, foi detido nesta terça-feira em Assunção, no Paraguai, onde vivia em uma luxuosa casa, informou a polícia local à Agencia Efe.

Abdelmassih, condenado no Brasil em 2010 por abuso de 56 pacientes de sua clínica entre 1995 e 2008, passava por uma avenida da capital paraguaia a caminho de um restaurante quando foi detido por agentes da Secretaria Antidrogas do Paraguai em coordenação com a Direção de Migrações.

A Polícia Federal brasileira tinha informado às autoridades que o ex-médico vivia no bairro San Cristóbal e que monitoravam seus passos.

O homem de 70 anos vivia com a mulher, de 36, também brasileira, que renunciou a seu emprego para viajar com ele desde que fugiu em 2011, disse a polícia paraguaia.

No país vizinho, ele estava há “dois ou três meses, em uma luxuosa casa de aluguel”.

“É muito endinheirado, esteve na Europa em vários países e cidades, Mônaco, Genebra, onde morou e se mudou constantemente, também para o Líbano e, agora, o Paraguai”, explicou a fonte policial à Efe.

No momento de sua detenção, Abdelmassih era imigrante ilegal, e a polícia investiga como ele entrou no país.

O especialista em reprodução humana assistida foi detido em 17 de agosto de 2009 depois que as vítimas disseram tê-lo surpreendido abusando delas quando começavam a despertar dos efeitos da anestesia que recebiam para os procedimentos de extração ou implantação de óvulos.

Em 2011, Abdelmassih apresentou um pedido de habeas corpus que a justiça aceitou e aproveitou para sair da prisão e fugir do Brasil. O habeas corpus foi revogado mais tarde, assim como seu título de médico, e ele passou a ser um dos homens mais procurados do país.

Descendente de libaneses, Abdelmassih trabalhou com o médico Milton Nakamura, que conduziu as investigações para o nascimento do primeiro bebê proveta no Brasil.

Abdelmassih fundou uma clínica de fertilização na qual se trataram políticos e celebridades. O médico também foi investigado por suposta manipulação de material genético em sua clínica de fecundação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.