Ex-ministro apresenta sua candidatura às eleições presidenciais sírias

  • Por Agencia EFE
  • 24/04/2014 15h17

Damasco, 24 abr (EFE).- O ex-ministro sírio Hassan Abdullah al Nouri apresentou sua candidatura a presidente, em eleições convocadas para o próximo dia 3 de junho, informou nesta quinta-feira a televisão oficial.

O presidente do parlamento, Mohammed al Laham, anunciou que o candidato tinha entregado a documentação necessária ao Alto Tribunal Constitucional, como estipula a lei eleitoral.

Nascido em 1960 em Damasco, Nouri foi ministro de Estado para o Desenvolvimento da Administração Pública e de Assuntos Parlamentares entre 2000 e 2002, além de deputado na Assembleia do povo (parlamento) de 1998 até 2003.

Estudou na Universidade de Damasco, onde se formou em Administração em 1987, e mais tarde se doutorou no mesmo âmbito na Universidade Europeia de Genebra.

Também conta com um mestrado nos EUA em Administração Pública pela Universidade de Wisconsin.

É representante no Oriente Médio do Centro de Consultoria Internacional para o Desenvolvimento Administrativo e Construção de Capacidades, com sede em Genebra, segundo a fonte.

Casado e pai de cinco filhos, Nouri é o segundo candidato que se inscreve para o pleito, depois que o parlamentar Maher Abdel Hafez Hayar, membro da oposição tolerada, se apresentou há dois dias.

O prazo de registro de candidatos se abriu faz / há dois dias e durará até o 1 de maio.

As eleições acontecem no dia 3 de junho, enquanto os sírios que vivem no exterior poderão votar em 28 de maio nas embaixadas e consulados sírios no exterior.

A nova lei eleitoral, aprovada em março, permite pela primeira vez em décadas que vários candidatos concorram.

Os aspirantes devem de obter o apoio de pelo menos 35 deputados da Assembleia do povo (Parlamento) e cada parlamentar só pode votar em um candidato. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.