Ex-presidente da Câmara dos EUA pagou para acobertar escândalo sexual

  • Por Agencia EFE
  • 29/05/2015 18h43

Washington, 29 mai (EFE).- O ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Dennis Hastert (1999-2007), deu dinheiro a um homem para manter em silêncio a relação sexual que ambos tiveram quando o ex-legislador era seu professor, informou nesta sexta-feira a imprensa americana.

O Departamento de Justiça dos EUA apresentou nesta quinta-feira várias acusações contra Hastert por ter aceitado pagar até US$ 3,5 milhões pela chantagem e ocultar a informação do FBI (polícia federal americana).

Os meios de comunicação citam fontes oficiais conhecedoras do caso, já que no processo interposto só se faz referência a um pagamento para aplacar “más condutas passadas” por parte do ex-presidente da Câmara.

O auto de processamento indica que o republicano deu cerca de US$ 1,7 milhão em dinheiro para pagar o silêncio de um conhecido, identificado pelos documentos como “Indivíduo A”, para “compensar e ocultar a má conduta (de Hastert)” contra ele, ocorrida anos antes.

Hastert, de 73 anos e ex-professor de ensino médio, esteve oito anos à frente da Câmara dos Representantes e depois trabalhou em Washington para um grupo de pressão.

A acusação foi revelada no Tribunal do Distrito do Norte de Illinois, mas não explica precisamente qual foi a “má conduta” que levou o ex-legislador a aceitar a uma chantagem e mentir às autoridades federais.

A Justiça americana tinha detectado grandes retiradas de dinheiro de suas contas bancárias e transações financeiras para dito indivíduo que aconteceram entre 2010 e 2014.

Além disso, Dennis Hastert também está sendo acusado de sonegação de impostos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.