Exército colombiano afirma que soldado foi sequestrado pelas Farc

  • Por Agencia EFE
  • 22/12/2014 17h27

Bogotá, 22 dez (EFE).- Um soldado desaparecido na sexta-feira passada após um combate contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no departamento de Cauca, no sudoeste do país, foi sequestrado por essa guerrilha, informou nesta segunda-feira o exército.

O militar sequestrado foi identificado como o soldado Carlos Becerra Ojeda, cuja “imediata libertação e preservação de sua integridade física e moral” foi exigida pelo Comando do Exército em comunicado.

O combate ocorreu em uma área rural do município de Santander de Quilichao no dia 19 de dezembro, véspera do início do cessar-fogo unilateral indefinido declarado pelas Farc, e nessa ação morreram cinco militares, outros cinco ficaram feridos e um tinha sido dado como desaparecido.

O exército condenou fatos como este, “que infringem de maneira clara o Direito Internacional Humanitário e violam flagrantemente os direitos humanos”.

Em novembro deste ano, o sequestro do general Rubén Darío Alzate, de um cabo e uma civil que o acompanhavam em uma visita ao casario de Las Mercedes, no departamento de Chocó, levou o governo a suspender os diálogos de paz com as Farc em Cuba.

As Farc libertaram Alzate e seus acompanhantes dias depois e também entregaram previamente dois soldados que tinham sido sequestrados após um combate em Arauca, na fronteira com a Venezuela, o que permitiu o reatamento das negociações.

No fechamento do último ciclo do ano dos diálogos de paz, as Farc anunciaram um cessar-fogo unilateral e indefinido que começou no sábado passado, um dia depois do ataque no qual sequestraram Becerra, e desde então não se registraram ações armadas dessa guerrilha. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.