Exército iraquiano adverte para iminente bombardeio em Mossul

  • Por Agencia EFE
  • 02/10/2014 05h43

Mossul (Iraque), 2 out (EFE).- Aviões do exército do Iraque lançaram nesta quinta-feira milhares de panfletos sobre Mossul pedindo para que a população se afaste das sedes e quartéis dos jihadistas do Estado Islâmico (EI) pois em breve será realizado um bombardeio aéreo na cidade, informaram à Agência Efe autoridades locais.

O chefe do Comitê de Segurança do Conselho da província de Ninawa, da qual Mossul é capital, Mohammed Ibrahim al Bayati, disse que os panfletos pedem para que os cidadãos evacuem casas próximas às posições jihadistas.

Nos panfletos, lançados por aviões de combate, também se pede aos habitantes da cidade, que foi ocupada pelos jihadistas em junho, para que colaborem com os órgãos de segurança e informem os lugares onde se encontram membros do EI e seus possíveis “quartéis secretos”.

Para Bayati, os ataques aéreos “quebrarão a coluna vertebral do EI e espalharão seus combatentes para que as tropas iraquianas entrem em Mossul”.

A eventual entrada na segunda maior cidade do país será realizado em coordenação com a coalizão internacional militar, liderada pelos Estados Unidos, e as forças curdas “Peshmerga”.

Milhares de famílias abandonaram recentemente Mossul fugindo da repressão do EI e do cerco imposto pelo governo Iraquiano e autoridades da região autônoma curda iraquiana desde 10 de junho, quando os jihadistas assumiram o controle da cidade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.