Exército israelense detém milicianos palestinos em túnel de Gaza

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2014 19h04

Jerusalém, 30 ago (EFE).- Um palestino morreu e dois soldados israelenses ficaram feridos neste sábado em um confronto entre milicianos palestinos, que saiam de um túnel a partir de Gaza, e uniformizados que patrulhavam o perímetro próximo à fronteira com o enclave.

Em comunicado, o Exército israelense informou que vários milicianos “tratavam de executar um atentado contra israelenses”. No entanto, segundo a fonte, “as Forças Armadas israelenses conseguiram frustrar o ataque”.

Na mesma nota, as Forças Armadas israelenses asseguraram que vários homens “se infiltraram em Israel a partir da Faixa de Gaza através de um túnel”.

“Seu objetivo era realizar um ataque letal em uma das comunidades próximas à região, onde encontraram uma patrulha do Exército que controlava a zona”, segundo o documento.

No desenvolvimento da ação, os infiltrados dispararam as armas que levavam e um míssil antitanque contra as forças israelenses, “que responderam com fogo, matando um terrorista e obrigando o restante dos milicianos a retornar a Gaza”.

Segundo as fontes, dois soldados ficaram feridos e foram conduzidos a um hospital próximo.

Os soldados israelenses, que iniciaram uma perseguição contra os milicianos em seu retorno à Faixa, dizem ter “alcançado alguns deles”.

Na última terça-feira, Israel e o movimento islamita Hamas – respaldado por outras milícias palestinas – anunciaram um cessar-fogo que pôs fim à operação militar israelense lançada sobre o enclave no dia 8 de julho.

O objetivo da ofensiva, segundo o governo israelense, era atacar a infraestrutura militar do movimento islamita, com especial ênfase na destruição dos túneis que foram construídos nos últimos anos no subsolo da Faixa, alguns deles com saída para Israel. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.