Exército ucraniano continua hoje retirada de seu armamento pesado

  • Por Agencia EFE
  • 27/02/2015 07h49

Kiev, 27 fev (EFE).- O Mistério de Defesa da Ucrânia declarou que as tropas do país continuarão nesta sexta-feira a retirada de seu armamento pesado da linha de separação de forças na região do conflito, no leste do país.

“Hoje continuaremos a retirada de nossas unidades. Dentro de poucas horas os meios de imprensa mostrarão imagens de nossas colunas de artilharia dirigindo-se rumo à retaguarda”, disse Sergei Galushko, porta-voz da pasta.

Ele lembrou que as forças ucranianas começaram ontem a retirada de seu armamento pesado em cumprimento do acordo de Minsk para o fim pacífico do conflito na regiões orientais do país, que em quase 11 meses matou 6.000 pessoas, segundo dados da ONU.

Galushko ressaltou que as forças ucranianas mantêm soldados suficientes na primeira linha da frente para defender suas posições no caso de as milícias separatistas pró-russas descumprirem o acordo de cessar-fogo.

A retirada do armamento pesado das forças ucranianas é realizado sob o controle dos observadores da missão especial da Organização para a Segurança e Cooperação (OSCE) na Europa, acrescentou o porta-voz.

“Eles acompanham nossas colunas e registram de onde e para onde se dirigem”, detalhou.

Enquanto isso, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, advertiu hoje que as Forças Armadas do país estão preparadas o tempo todo para levar o armamento pesado para suas antigas posições em caso de os separatistas descumprirem os acordos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.