Expectativa de vida dos homens japoneses supera os 80 anos pela primeira vez

  • Por Agencia EFE
  • 01/08/2014 01h28

Tóquio, 1 ago (EFE).- A expectativa de vida dos homens japoneses em 2013 foi de 80,21 anos, o que representa a primeira vez em que o gênero masculino supera a barreira dos 80 anos no país asiático, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão.

O dado, que foi divulgado hoje pela emissora pública “NHK”, representa um aumento de 0,27 anos em comparação com 2012.

Já em relação às mulheres, a esperança de vida das japonesas ficou em 86,61 anos, o que revela um aumento de 0,2 anos e, novamente, a maior expectativa de vida do mundo.

Durante 26 anos seguidos, até 2010, as japonesas gozaram da maior longevidade do mundo.

No entanto, em 2011 e 2012, foram superadas pelas mulheres de Hong Kong, principalmente devido ao grande número de mortes (mais de 20 mil) causadas pelo terremoto de magnitude nove na escala Richter e o posterior tsunami que devastou o nordeste do Japão em 11 de março de 2011.

Além disso, as informações divulgadas situam os homens japoneses com a quarta maior expectativa de vida do mundo, atrás dos de Hong Kong, Islândia e Suíça, detalhou a “NHK”.

Os números deste ano também mostram uma redução na diferença entre a expectativa de vida de japoneses e japonesas, que agora é de 6,4 anos.

Assim, o Japão se transforma em um dos poucos lugares do mundo onde a esperança de vida é superior aos 80 anos para ambos os gêneros.

O Ministério da Saúde considerou que o avanço de 2013 responde a uma menor mortalidade no que diz respeito a doenças como câncer, pneumonia e problemas cardiovasculares.

Além disso, prevê que a longevidade da população japonesa continue aumentando por causa do avançado sistema de saúde pública e dos bons hábitos alimentícios no país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.