Explodem novos combates entre rebeldes tuaregues e exército no norte do Mali

  • Por Agencia EFE
  • 02/05/2015 19h54

Bamaco, 2 mai (EFE).- Os rebeldes tuaregues e o exército do Mali retomaram neste sábado os enfrentamentos na cidade de Direi, na região de Timbuktu, no nordeste do país.

Fontes locais contatadas por telefone explicaram à Agência Efe que a cidade se encontra “sob fogo” por causa dos enfrentamentos que semearam o terror entre os moradores.

As fontes acrescentaram que os combates explodiram após um ataque dos tuaregues do Movimento de Libertação Nacional do Azawad (MLNA) e a Coordenadora de Movimentos do Azawad (CMA).

O reatamento dos combates foi confirmado pelo exército malinês e o CMA, mas não se sabe até agora se há vítimas.

Os líderes religiosos do país decidiram se reunir no Estádio poliesportivo Modibo Keïta para lançar um pedido à comunidade muçulmana e a sociedade civil para trabalhar pelo retorno de paz no Mali.

Hoje houve uma manifestação na cidade de Menaka, na região de Gao, em que os manifestantes cantaram palavras hostis à Missão integrada das Nações Unidas para a estabilização do Mali (Minusma) e aos independentistas tuaregues do CMA.

O Conselho de Segurança da ONU expressou ontem sua “profunda preocupação” pelo surto de violência desde a semana passada entre os diferentes grupos rebeldes tuaregues e o exército malinês, assim como pelos ataques jihadistas contra as forças da Minusma, e ameaçou punir os responsáveis pelas violações do cessar-fogo em vigor no país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.