Explosão de carro-bomba em Mogadíscio deixa pelo menos sete mortos

  • Por Agencia EFE
  • 21/04/2015 09h33

Mogadíscio, 21 abr (EFE).- Pelo menos sete pessoas morreram e outras dez ficaram feridas nesta terça-feira pela explosão de um carro-bomba em um restaurante de Mogadíscio, informaram à Agência Efe fontes policiais.

O atentado, que segundo alguns meios de comunicação locais foi reivindicado pelo grupo jihadista Al Shabab, aconteceu por volta das 13h local (7h, em Brasília), quando o restaurante, frequentado por funcionários do governo, estava repleto de comensais.

Alguns feridos estão em estado gravíssimo, por isso que o número de vítimas mortais pode aumentar, segundo a polícia.

O carro estava estacionado no exterior do estabelecimento e, aparentemente, foi detonado pelo próprio motorista.

O restaurante, de pequenas dimensões, ficou completamente destruído, segundo relatou à Efe um testemunha.

Neste ano, 50 pessoas morreram na capital da Somália em consequência dos ataques da Al Shabab, que, apesar de ter perdido grande parte de seu território e influência no sudoeste do país, ainda tem certa capacidade operacional para cometer atentados.

Ontem, seis pessoas foram assassinadas em um ataque contra um veículo das Nações Unidas em Garowe, capital da região semiautônoma de Puntlandia, e no domingo matou 13 soldados que viajavam em um comboio da Missão da União Africana pelo sudoeste do país.

Al Shabab, que em 2012 anunciou sua adesão formal à Al Qaeda, luta para instaurar um Estado islâmico de corte wahhabista na Somália.

A Somália vive em estado de guerra e caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohammed Siad Barre, o que deixou o país sem um governo efetivo e em mãos de milícias radicais islâmicas, “senhores da guerra” e grupos de delinquentes armados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.