Família de piloto jordaniano capturado pede clemência aos jihadistas

  • Por Agencia EFE
  • 25/12/2014 16h28

Amã, 25 dez (EFE).- A família do piloto jordaniano capturado ontem por combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria pediu clemência aos extremistas para que garantam a segurança do militar, segundo um vídeo divulgado nesta quinta-feira por meios de comunicação locais.

Um irmão do piloto, que não se identificou, aparece no vídeo pedindo aos jihadistas, como “irmãos muçulmanos”, que protejam a vida do capturado, Muaz Kasasbeh.

“Vocês são muçulmanos e ele é um irmão muçulmano”, lembrou o familiar, que insistiu que Kasasbeh é “um verdadeiro muçulmano que reza todas as orações e jejua no mês do Ramadã”, sagrado para os que professam a fé islâmica.

Além disso, sustentou que o piloto só estava seguindo “ordens militares”.

O militar jordaniano caiu ontem quando participava com seu avião de bombardeios da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos na cidade de Al Raqqah, bastião dos jihadistas na Síria.

Enquanto o Estado Islâmico sustenta que derrubou o avião com suas baterias de defesa antiaérea, o Pentágono americano alega que se tratou de um acidente.

Por sua vez, o exército jordaniano proibiu a publicação de informações relacionadas com o oficial capturado, de 26 anos de idade.

No último mês de setembro, a Jordânia se uniu à coalizão internacional contra o EI que começou seus bombardeios sobre solo sírio no dia 23 daquele mesmo mês. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.