Feministas atacam premiê belga com batatas fritas e maionese

  • Por Agencia EFE
  • 22/12/2014 14h50

Bruxelas, 22 dez (EFE).- O primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, foi alvo nesta segunda-feira de um ataque típico enquanto participava de uma conferência, protagonizado por várias feministas do movimento Liliths, que jogaram batatas fritas e maionese.

Ao grito de “Fora austeridade, Michel fora!”, as jovens interromperam o primeiro-ministro quando tomava a palavra em uma conversa com empresários no Círculo da região de Valônia, na cidade belga de Namur, jogando batatas fritas – símbolo gastronômico belga – e salpicando-o com sachês de maionese.

Michel deixou rapidamente a sala, todo sujo de molho, e as ativistas foram retiradas pelos serviços de segurança, que foi pega de surpresa.

Quinze minutos depois, o chefe do Executivo belga reapareceu na sala e pronunciou o discurso que tinha preparado.

O site do movimento feminista explicou que a ação foi realizada em um período “de vacas magras”, durante uma conferência privada para expor o programa político e econômico do governo federal para um grupo de “grandes chefes e financeiros da região”.

“O modelo social é destruído em nome de uma competitividade absurda que deixa o bem-estar da população do lado de fora dos ministérios”, dizia o comunicado divulgado pelo grupo.

“Ao povo belga só sobram as batatas com o molho da austeridade. Por isso atiramos o símbolo de uma Bélgica que (o Executivo) está desmantelando”, acrescentou.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.