Ferguson começa a voltar à normnalidade após 2 semanas de distúrbios

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2014 10h02

Washington, 23 ago (EFE).- A cidade de Ferguson (EUA) testemunha neste sábado a pacificação de suas ruas após duas semanas de distúrbios devido à morte de um jovem afro-americano por disparos de um policial branco.

Ontem, a pequena e costumeiramente pacata cidade do estado do Missouri viveu sua terceira noite consecutiva de protestos sem registro de violência, e aos poucos a presença policial diminui. Na avenida West Florissant, há cada vez menos pessoas do que nos últimos dois dias.

Na quinta-feira, o governador do estado, Jay Nixon, ordenou a retirada paulatina da Guarda Nacional ao constatar o início da volta à normnalidade, que coincidiu com a visita a Ferguson, no dia anterior, do procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, o primeiro secretário de Justiça afro-americano do país. “Eu também sou um homem negro”, disse, após explicar que ele mesmo já foi vítima de discriminação.

Nos 14 dias de protestos que Ferguson viveu desde a morte de Michael Brown, apenas quatro noites transcorreram em paz: as dos últimos três dias e a da quinta-feira passada, quando a Patrulha de Estradas substituiu nas tarefas de segurança a polícia local, acusada de agir de maneira desproporcional.

As autoridades federais têm em andamento uma investigação independente sobre o que ocorreu no dia 9 de agosto, quando Brown morreu baleado seis vezes por um agente em circunstâncias ainda não determinadas e com versões contraditórias da polícia e das testemunhas.

O funeral do jovem, que havia recém completado o ensino médio e pretendia ir para a universidade, será realizado na próxima segunda-feira e será aberto à população. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.