Fogo de artilharia mata 17 civis no leste da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2014 10h21

Kiev, 29 jul (EFE).- Ao todo 17 civis, incluindo três crianças, foram mortos por fogo de artilharia em Górlovka nas últimas vinte e quatro horas, informou nesta terça-feira a prefeitura dessa cidade no leste da Ucrânia.

Segundo as autoridades locais, outros 43 civis ficaram feridos no bombardeio, que castigou a zona central da cidade, que tinha cerca de 250 mil habitantes antes da explosão das ações militares entre as tropas governamentais e as milícias pró-russas que atuam nas regiões orientais ucranianas.

A prefeitura de Górlovka declarou três dias de luto pelas vítimas.

O comando militar ucraniano informou que as tropas governamentais cercaram completamente a cidade, controlada pelos separatistas pró-Rússia, que acusam a Kiev de empregar artilharia contra bairros residenciais.

Enquanto isso, o exército ucraniano responsabiliza as milícias separatistas por esses ataques, que buscam com isso desprestigiar as forças governamentais e intimidar a população.

Górlovka está a apenas 20 quilômetros da capital regional, Donetsk, a principal praça forte dos separatistas pró-Rússia.

Segundo a ONU, o conflito que eclodiu em meados de abril no leste da Ucrânia já matou 1.129 pessoas e deslocou mais de 100 mil. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.