Foragido, ex-assessor do presidente do Peru é preso na Bolívia

  • Por Agencia EFE
  • 28/05/2015 20h45

La Paz, 28 mai (EFE).- Acusado de corrupção no Peru, o empresário Martín Belaúnde Lossio, ex-assessor do presidente Ollanta Humala, foi preso nesta quinta-feira em uma pequena cidade do departamento de Beni, na região amazônica da Bolívia e perto da fronteira com o Brasil.

Belaúnde Lossio foi detido em uma casa no município de Magdalena, a 300 quilômetros da cidade de Trinidad, capital de Beni, segundo informações da imprensa boliviana.

A rádio “Erbol” disse que a prisão aconteceu por volta das 16h30 locais (17h30 de Brasília). Ainda segundo a emissora, o dono da casa onde Belaúnde estava escondido também foi detido.

O empresário peruano, que assessorou o presidente Humala na campanha eleitoral de 2006, fugiu no domingo da casa em La Paz onde cumpria prisão domiciliar quando estava próxima sua extradição ao Peru para que responda à justiça de seu país por denúncias de corrupção.

O Peru tinha solicitado à Bolívia a extradição de Belaúnde pelos crimes de desvio de verbas públicas, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro para ajudar empresas privadas a ganhar licitações de governos regionais.

O governo peruano ofereceu uma recompensa de US$ 200 mil por informações que permitissem a captura do empresário.

A fuga de Belaúnde culminou na renúncia do ministro do governo da Bolívia, Hugo Moldiz, e com a substituição do comandante nacional da Polícia boliviana, general Luis Cerruto, após duras críticas do presidente Evo Morales. Os cinco policiais que faziam a custódia de Belaúnde em La Paz foram presos preventivamente acusados de suposta cumplicidade com o peruano.

A Justiça boliviana também ordenou hoje a detenção preventiva do xamã peruano Yuliano Aresta, conhecido na Bolívia como o “Curaca Blanco”, que é aliado político do empresário e proprietário da casa onde este cumpria prisão domiciliar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.