Força da ONU na Síria transfere quartel-general por deterioração da situação

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2014 15h16

Beirute, 15 set (EFE).- A Força da ONU nas Colinas de Golã (UNDOF) transferiu nesta segunda-feira seu quartel-general da zona síria à israelense pela piora da situação de segurança no território, disse à Agência Efe uma fonte militar.

Segundo a fonte, “a situação está se deteriorando rapidamente” pelo avanço rebelde na província síria de Quneitra, fronteiriça com as Colinas de Golã ocupadas por Israel desde 1967.

Por este motivo, a UNDOF transferiu seu quartel-general do Campo Faouar -onde tinha permanecido até agora na parte síria- ao Campo Ziouani, na área israelense.

Como passo prévio, a UNDOF tinha enviado no sábado seu Centro de Operações Conjuntas, onde são tomadas as decisões da força de paz, do Campo Faouar a Ziouani.

Além disso, os boinas azuis evacuaram hoje quatro posições da zona que patrulham.

Segundo a fonte, o opositor Exército Livre Sírio (ELS) “a cada dia avança mais”.

Na quinta-feira, 45 soldados fijianos da UNDOF foram postos em liberdade pela Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, que os sequestrou em agosto nessa região.

Há três dias, o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que os rebeldes tinham tomado 80% das povoações da província de Quneitra.

A UNDOF, cujo nome completo é Força de Observação da Separação nas Colinas de Golã, se encarrega de verificar o cessar-fogo assinado entre Síria e Israel em 1974 e a retirada militar da região.

Este contingente opera na zona de separação estipulada por ambos estados no Golã.

No final de julho, a força de paz era integrada por 1.223 soldados de seis países (Fiji, Índia, Irlanda, Nepal, Holanda e Filipinas). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.