Forças curdas iraquianos tomam controle de passagem fronteiriça com a Síria

  • Por Agencia EFE
  • 01/10/2014 14h18

Mossul/Bagdá, 1 out (EFE).- As forças da região autônoma do Curdistão iraquiano tomaram nesta quarta-feira o posto de controle de Raiva, que une o Iraque com a Síria, após dois dias de choques com jihadistas do Estado Islâmico (EI), informou à Agência Efe um alto responsável nesta força.

O secretário-geral do Ministério curdo dos “Peshmergas”, general Jaber al Yawer, disse que suas forças controlam “totalmente” o posto fronteiriço de Raiva e a próxima cidade homônima, localizada a 114km de Mossul.

Yawer explicou que o último reduto dos jihadistas foi o hospital dessa cidade e que sua recuperação permitiu que as tropas curdas tomassem rapidamente a zona sob a cobertura aérea da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos.

Yawer revelou que as forças aéreas australianas realizaram nesta quarta-feira suas primeiras operações de reconhecimento nas zonas de Raiva e Sinjar, na mesma província.

Além disso, o secretário disse que as tropas curdas encontraram mais de 20 corpos dos jihadistas na população de Raiva e detiveram dezenas que estão feridos.

O secretário também reconheceu que foram registraram mortes e alguns feridos nas fileiras dos “peshmergas”, mas não ofereceu o número de vítimas.

Além do apoio da coalizão internacional, as forças curdas iraquianos foram ajudadas nessa operação pela milícia curda síria das Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG, por sua sigla curda).

O porta-voz dessa forças, Ridor Khalil, explicou à Agência Efe por via telefônica que suas tropas controlam a metade oeste da população de Raiva após libertá-la das mãos dos jihadistas.

Segundo as Forças de Segurança iraquianas, mais de 500 combatentes das YPG apoiaram os “peshmergas” para recuperar essa população fronteiriça.

O EI ocupou Raiva em 3 de agosto depois da retirada das forças curdas iraquianos, o que causou então o deslocamento de mais de 50 mil cidadãos de sua população rumo à região autônoma do Curdistão iraquiano.

Por outro lado, as forças iraquianas expulsaram hoje os jihadistas do EI das povoações de Al Hilua al Saguira, Al Hilua al Kabira, Beir Ahmed, Al Buhasan e Al Zanyaliya, localizadas ao oeste da cidade Al Tuz, 90 quilômetros ao leste de Tikrit, capital da província setentrional de Saladino.

Uma fonte de segurança iraquiana precisou que após esta operação, as tropas governamentais lançaram uma ofensiva terrestre para tomar o controle da estrada entre Al Tuz e Tikrit com o objetivo de assediar esta última cidade, controlada pelos jihadistas.

O Iraque mantém desde junho uma guerra contra o grupo jihadista EI, que proclamou um califado nas zonas do Iraque e Síria sob seu controle. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.