Fortes chuvas causam evacuação de mais de 2 mil pessoas na Argentina

  • Por Agencia EFE
  • 03/03/2015 13h30

Buenos Aires, 3 mar (EFE).- A zona central e norte da Argentina se mantêm em estado de alerta por um forte temporal que já forçou a evacuação de mais de duas mil pessoas e suspensão das aulas em alguns pontos, além de causar graves danos materiais, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

Na província central de Córdoba, um Comitê de Emergência decretou o alerta máximo devido às intensas chuvas, que começaram no fim de semana passado em diferentes pontos do distrito e causaram aumento do volume dos rios e das águas dos diques, o que dificulta as tarefas de assistência.

O número de evacuados, que já ultrapassa os mil, é “crescente já que nos reportes de cada cidade estão sendo somados o número de pessoas que requerem assistência”, informou hoje o governo de Córdoba em comunicado.

O governador cordobês, José Manuel da Sota, assegurou na segunda-feira em comunicado que a província vive a “maior catástrofe climática dos últimos 50 anos”.

Na província de Santa Fé, que faz limite com Córdoba, as chuvas se intensificaram hoje e a capital sofreu alagamentos em zonas urbanas, suspensão de aulas e da atividade pública, assim como fortes restrições de circulação.

Na província de San Luis, que também faz limite com Córdoba, mais de mil de pessoas tiveram que ser evacuadas devido ao transbordamento de vários rios, que deixaram grandes perdas materiais, segundo a imprensa local.

Na parte sul da nortista província de Santiago del Estero, o temporal inundou uma ampla zona rural e várias localidades permanecem isoladas.

O Serviço Meteorológico nacional espera que as condições “melhorem temporariamente” nas próximas horas, segundo informou em seu site. EFE

ngp/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.