Fortes chuvas no Japão deixam 8 mortos e 13 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 20/08/2014 00h01

Tóquio, 20 ago (EFE).- As fortes que atingiram neste quarta-feira Hiroshima, no oeste do Japão, deixaram oito mortos e 13 feridos, informaram as autoridades japonesas.

A Agência Meteorológica japonesa (JMA) declarou o alerta para precipitações nesta região montanhosa, que teve o volume recorde de 243 milímetros nas últimas 24 horas, o que provocou inundações e deslocamentos de terra.

A polícia e os bombeiros receberam 20 alertas de pessoas soterradas ou arrastadas pelas cheias de canais e rios, segundo a agência “Kyodo”.

Entre as vítimas mortais estava uma criança de dois anos que ficou soterrada na zona rural, assim como um idoso de 77 anos que foi arrastado pela água perto da cidade de Hiroshima, onde o rio Nenotanigawa (afluente do Ota) registrou cheias.

Um bombeiro que participava das operações de resgate também morreu, segundo a emissora estatal “NHK”.

As autoridades locais aconselharam a saída imediata os moradores das áreas montanhosas mais afetadas pelas chuvas.

O governo da prefeitura pediu a ajuda das Forças de Autodefesa para as operações de resgate.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, interrompeu seu período de férias na prefeitura de Yamanashi (no centro do país) para coordenar as operações e deu instruções para serem feitos “todos os esforços”, segundo a agência “Kyodo”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.