França, Alemanha e Reino Unido pedem reunião sobre imigração em 2 semanas

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2015 10h38
Imigrantes passam por cerca em fronteira entre Hungria e a Sérvia EFE/Sandor Ujvari Imigrantes passam por cerca em fronteira entre Hungria e a Sérvia

Os ministros do Interior da França, da Alemanha e do Reino Unido pediram neste domingo à presidência da União Europeia que organize uma reunião nas duas próximas semanas sobre a “chegada excepcional de imigrantes” às fronteiras do bloco.

O francês Bernard Cazeneuve, o alemão Thomas Maizière e a britânica Theresa May fizeram um encontro ontem, às margens da reunião de nove países europeus em Paris para reforçar a segurança no transporte ferroviário, apesar de o pedido para a cúpula só ter sido divulgado hoje através de comunicado.

Os ministros pediram a reunião em menos de duas semanas para poder assim “preparar eficazmente as decisões” do Conselho de Justiça e Interior que deve ocorrer no próximo dia 8 de outubro, e “avançar concretamente em diferentes pontos”.

Os representantes dos três países destacaram a “necessidade de tomar medidas imediatas para enfrentar o desafio constituído pelos fluxos migratórios”. Além disso, ressaltaram a urgência de iniciar o mais rápido possível, antes mesmo do fim do ano, os cadastros dos imigrantes que chegam à Itália e à Grécia na base Eurodac, identificando aqueles com “necessidade manifesta de proteção”.

Eles também pediram o estabelecimento de uma lista de países de origem segura para poder completar o regime comum europeu de asilo, proteger os refugiados e garantir a efetividade das devoluções dos imigrantes ilegais aos países de origem.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.