França localiza 3 supostos autores de antigo atentado antissemita

  • Por Agencia EFE
  • 04/03/2015 09h11

Paris, 4 mar (EFE).- A França identificou e pediu a extradição de três pessoas consideradas supostas responsáveis por um atentado contra um restaurante judeu em 1982, que terminou com seis mortos e 22 feridos, informou nesta terça-feira a imprensa local.

Os três são antigos membros do grupo terrorista palestino Abu Nidal, que atualmente estão na Palestina, na Jordânia e na Noruega, segundo a emissora “RTL”. O juiz Marc Trévidic emitiu ordens internacionais de prisão contra os suspeitos.

O atentado aconteceu em 9 de agosto de 1982 no restaurante Chez Jo Goldenberg, localizado em um bairro judaico do centro da capital, onde um tiroteio provocou um grande massacre.

Um detalhado trabalho de investigação, com depoimentos de antigos integrantes do grupo terrorista, permitiu às autoridades identificarem os suspeitos.

Um deles, de 60 anos, mora em Ramala. Outro, de 63, está na Jordânia. O terceiro, de 56, é pai de quatro filhos na Noruega, onde se instalou no início dos anos 90 e já possui a nacionalidade norueguesa, segundo a rádio.

“Nenhum criminoso, nenhum terrorista pode se esconder. Esteja onde estiver, pode ser detido até o fim de seus dias”, afirmou na emissora o presidente da Liga contra o Racismo e o antissemitismo (Licra), Alain Jakubowicz.

O representante da entidade considerou que esta notícia “é uma mensagem enviada aos terroristas e também às vítimas, para que mantenham a fé na justiça”.

Em novembro de 2014, após anos de trâmites jurídicos, a Justiça conseguiu a extradição do Canadá do suposto autor de um atentado que, em 1980, provocou a morte de quatro pessoas em uma sinagoga do distrito 16 de Paris.

Também integrante do Abu Nidal, o suspeito teria colocado uma moto-bomba no local. Antes de sua entrega à Justiça, ele trabalhava como professor de sociologia na Universidade de Ottawa. O detido, de 61 anos e origem libanesa, tinha a nacionalidade canadense. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.