França: pesquisa mostra que 84% não querem Hollande candidato à reeleição

  • Por Agencia EFE
  • 25/10/2014 06h17

(corrige título).

Paris, 25 out (EFE).- Um pesquisa divulgada neste sábado indicou que 84% dos franceses não quer que o presidente François Hollande seja candidato à reeleição em 2017 e só 4% acreditam que ele seria o melhor candidato de seu partido, o Socialista.

Na pesquisa do instituto Odoxa, divulgada por “iTélé” e “Le Parisien”, Hollande aparece como o presidente em exercício mais mal avaliado para um segundo mandato.

Seu antecessor, o conservador Nicolas Sarkozy, em seu pior momento de popularidade tinha a rejeição de 63% dos franceses para voltar a concorrer nas presidenciais.

A rejeição a Hollande – que está prestes a completar a metade de seu mandato – é generalizada em todas as famílias políticas e por 71% das pessoas que se declaram simpatizantes da esquerda não gostam da ideia de que ele volte a concorrer. Entre os eleitores do Partido Socialista (PS), a oposição é de 65%.

Segundo os dados desta pesquisa, se as primárias no PS fossem hoje, Hollande seria o escolhido somente por 7% dos simpatizantes do partido, muito longe dos 47% que preferem a prefeita de Lille, a ex-ministra Martine Aubry, e dos 36% que escolheriam o primeiro-ministro, Manuel Valls.

Se a pergunta sobre o melhor candidato socialista for feita a todos os entrevistados independente da preferência política, o candidato socialista preferido seria Valls (47%), amplamente na frente de Aubry (28%), do turbulento ex-ministro Arnaud Montebourg (17%) e de Hollande.

O chefe do Estado, eleito no segundo turno em maio de 2012 ao derrotar Sarkozy, se mantém há muitos meses em todas as pesquisas como o mais impopular da FRança. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.