Furacão Maria danifica diversas infra-estruturas em Martinica e Dominica

  • Por EFE
  • 19/09/2017 13h48
LPhot Joel Rouse/EFE Em Guadalupe fortes chuvas e ventos causaram graves inundações, queda de árvores e danos em infra-estruturas

As ilhas de Guadalupe, Martinica e Dominica, com graves danos em infra-estruturas, são as que sofreram até o momento os piores efeitos da passagem do furacão Maria, que já alcançou a categoria máxima enquanto atravessa o Caribe rumo a oeste.

A imprensa de países e territórios do Caribe informaram que os fortíssimos ventos e chuvas torrenciais causaram alagamentos, destruição nos sistemas de fornecimento de energia e afetaram infra-estruturas como estradas.

O primeiro-ministro de Dominica, Rooselvelt Skerrit, afirmou que a devastação é generalizada em seu país, mas por enquanto não deu dados concretos.

Quanto a Martinica, sites de notícias da ilha relataram que após a passagem deste furacão por este território francês começarão as operações de análise de danos. Até o momento, sabe-se que mais de 50 mil residências ficaram sem luz, e 10 mil sem água.

As notícias que chegam de Guadalupe, também território francês, são de que as fortes chuvas e ventos causaram graves inundações, queda de árvores e danos em infra-estruturas.

Maria não atingiu com tanta força, segundo a imprensa local, as ilhas de São Cristóvão e Nevis, mas o único relato conhecido é o do ministro das Relações Exteriores, Mark Brantley, de que esse pequeno país caribenho sofreu uma experiência traumática, sem dar mais detalhes sobre os danos.

Em seu deslocamento para oeste, o furacão ameaça agora Montserrat, um território britânico onde as autoridades locais pediram à população que adote as medidas de segurança máxima.

Entre as poucas informações disponíveis até o momento não há registro de mortes, embora se trate somente de uma avaliação preliminar, em muitos casos sem caráter oficial.

O território mais povoado na rota do furacão Maria é agora Porto Rico, que sentirá os efeitos diretos do fenômeno climático a partir do meio-dia da quarta-feira, razão pela qual as autoridades locais pediram máxima precaução, quando parte da população ainda se recupera dos efeitos da passagem do furacão Irma, ocorrida há duas semanas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.