General sequestrado pelas Farc será liberado na próxima semana, diz Santos

  • Por Agencia EFE
  • 22/11/2014 15h09

Bogotá, 22 nov (EFE).- A libertação do general Rubén Darío Alzate e de outras quatro pessoas sequestradas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) será feita na próxima semana, anunciou neste sábado o presidente do país, Juan Manuel Santos.

“Já foram recebidas as coordenadas (geográficas do lugar da soltura). Estou dando instruções para facilitar a libertação para a próxima semana”, escreveu o presidente em sua conta no Twitter.

Alzate, comandante da Força de Tarefa Conjunta Titã, foi sequestrado no domingo em Las Mercedes, um remoto povoado do departamento (estado) de Chocó, no noroeste do país, junto com o cabo Jorge Rodríguez e a advogada Gloria Urrego, o que levou Santos a suspender os diálogos de paz com as Farc em Cuba.

Na terça-feira passada, as Farc reconheceram que têm em seu poder as três pessoas e, após a mediação de Cuba e Noruega, países fiadores do processo de paz, prometeram libertá-las junto com os soldados César Rivera e Jonathan Díaz, tomados como reféns em 9 de novembro após um combate no departamento de Arauca, na fronteira leste com a Venezuela.

Segundo um comunicado lido na terça-feira em Havana por delegados de Cuba e Noruega, a libertação do grupo será feita “o mais breve possível” com a mediação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O governo disse que seus negociadores de paz retornarão a Havana para retomar os diálogos com as Farc assim que se concretizar a libertação do general e dos outros três militares e a civil sequestrados.

As circunstâncias nas quais aconteceu o sequestro do general são investigadas, pois o chefe militar chegou a Las Mercedes em uma lancha pelo rio Atrato, trajado como civil e sem seu segurança, o que fez Santos pedir publicamente explicações ao ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, e ao comandante geral das Forças Armadas, general Juan Pablo Rodríguez Barragán. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.