Governante Partido Social Democrata luso lidera apuração na Ilha da Madeira

  • Por Agencia EFE
  • 29/03/2015 20h11

Lisboa, 29 mar (EFE).- O social-democrata PSD (centro-direita) revalidou neste domingo sua vitória nas eleições regionais do arquipélago luso da Ilha da Madeira, segundo a apuração provisória, que aponta inclusive a uma maioria absoluta do partido “laranja”.

Com um terço dos votos já contabilizados, a lista liderada pelo candidato do PSD, Miguel Albuquerque, obtinha mais de 54% dos apoios, longe dos 13% ou 14% que conseguiam tanto a coalizão liderada pelos socialistas quanto os democratas-cristãos do CDS-PP, que se apresentam sozinhos.

Se for confirmado, Albuquerque teria a presidência do governo autônomo da Madeira e sucederia Alberto João Jardim no cargo, no qual esteve por 37 anos consecutivos. Além disso, reforçaria que a região continua sendo um reduto inabalável do PSD, que ganhou todas as eleições regionais desde a chegada da democracia a Portugal, em 1974.

Os sociais-democratas governam também em nível nacional sob a liderança do primeiro-ministro luso, Pedro Passos Coelho, que pretende se apresentar à reeleição em outubro e deverá lutar para reverter às pesquisas que dão a vitória ao Partido Socialista (PS).

Em Portugal, onde apenas duas regiões contam com parlamentos autônomos – os arquipélagos da Madeira e Açores -, resultados deste tipo, no entanto, não são considerados extrapoláveis para as eleições gerais.

As primeiras apurações também deram uma elevada taxa de abstenção, que poderia ser de cerca de 50%. O pleito realizado hoje aconteceu com total normalidade e servirá para escolher os 47 deputados com cadeiras na Assembleia regional. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.