Governo do estado do Rio assina acordo de parceria comercial com a Galícia

  • Por Agencia EFE
  • 02/09/2014 21h25

Rio de Janeiro, 2 set (EFE).- O Instituto Galego de Promoção Econômica da Xunta da Galícia (Igape) firmou nesta terça-feira um protocolo de intenções com o governo do estado do Rio de Janeiro para fomentar os investimentos e impulsionar as exportações entre ambas as regiões.

O acordo foi assinado pelo diretor-geral do Igape, Javier Aguilera de Navarro, e o secretário de estado, Leonardo Espíndola. A parceria comercial contempla o compromisso do governo do Rio de Janeiro, onde o documento foi assinado, de apoiar às empresas galegas com novos investimentos e ampliações as já existentes, enquanto o Igape continuará estimulando o investimento de empresários galegos, segundo um comunicado.

Ambas as partes também se comprometerão a elaborar um plano de trabalho anual no qual sejam incluídas iniciativas de fomento das relações comerciais entre o estado e a região espanhola, que deverá ser revisado de forma trimestral. Além disso, o texto prevê que a Galícia e Rio colaborem na troca de experiências em políticas públicas na área do desenvolvimento econômico.

“A Galícia é uma região estratégica, que pode gerar oportunidades interessantes e servir como porta de entrada para os produtos fluminenses que queiram ingressar no mercado europeu”, disse o diretor-geral do Igape durante a assinatura do texto, conforme informou o governo estadual.

Navarro também acrescentou que existem muitas empresas galegas interessadas em investir no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, para explorar vários setores, como o automotivo, energético, naval e tecnológico e ressaltou que “tanto a Galícia quanto o estado do Rio de Janeiro se beneficiarão desta parceria”.

Espíndola disse que o acordo será “muito proveitoso” para o fortalecimento de laços com a Espanha e declarou que os empresários galegos que busquem se instalar na região encontrarão “um mercado próspero para desenvolver os negócios”.

Na assinatura do acordo também estiveram presentes o diretor da área de Internacionalização, Abel Veiga Copo, o representante do Igape no Rio, Francisco José Bispo, e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Julio Bueno.

Os investimentos espanhóis no Brasil entre 2012 e 2015 podem alcançar 33,4 bilhões de euros em setores como telecomunicações, energia, infraestrutura e tecnologia da informação, conforme informou o governo do estado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.