Governo egípcio confirma que filhos de Hosni Mubarak foram soltos

  • Por Agencia EFE
  • 26/01/2015 13h09

Cairo, 26 jan (EFE).- O ministro do Interior do Egito, Mohamed Youssef Ibrahim, confirmou nesta segunda-feira que os filhos do ex-presidente Hosni Mubarak, Alaa e Gamal, se encontram em liberdade, após ordem da Justiça na semana passada.

Em entrevista coletiva no Cairo, ele afirmou que não cabe ao seu ministério a libertação de Alaa e Gamal e que este assunto foi aprovado pela Procuradoria Geral. O titular da pasta não detalhou a data na qual os filhos de Mubarak saíram da prisão de Tora, ponto sobre o qual existem informações contraditórias.

Fontes de segurança disseram à Agência Efe no último dia 23 que os dois tinham sido soltos na madrugada do mesmo dia. No entanto, a agência oficial “Mena”, citando também fontes de segurança, anunciou hoje que a libertação aconteceu ontem à noite.

O Tribunal Penal do Cairo decidiu por liberar ambos, no último dia 22, enquanto aguardam um novo julgamento por apropriação indevida de fundos públicos, cuja condenação a quatro anos de prisão foi cancelada.

O paradeiro atual dos filhos de Mubarak, que foram presos em 2011, quando explodiu a revolta popular que forçou a renúncia de seu pai é desconhecido.

Ainda não se sabe também se o ex-presidente egípcio, de 86 anos, atualmente em prisão domiciliar em um hospital militar do Cairo e sem condenação será libertado.

A libertação dos filhos de Mubarak foi criticada, assim como o fato do anúncio oficial ter sido feito exatamente um dia depois do quarto aniversário da revolução de 2011, para evitar uma maior agitação civil nessa data. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.