Governo peruano declara emergência em três regiões por chuvas e inumações

  • Por Agencia EFE
  • 29/03/2015 17h51

Lima, 29 mar (EFE).- O governo do Peru declarou neste domingo o estado de emergência em três regiões do país afetadas nos últimos dias por fortes chuvas, deslizamentos e inundações.

A decisão abrange à região nortista de Tumbes, fronteira com o Equador, onde o governo ordenou “medidas de exceção e reabilitação imediatas” em locais afetados por deslizamentos e transbordamento de rios. A declaração de emergência em Tumbes será mantida durante 60 dias e procura amenizar os danos causados nas três províncias dessa região.

Outro decreto o estado de emergência durante 60 dias em 15 distritos de duas províncias da região Moquegua, no sul do país, que também foram atingidos pelas chuvas.

O governo também colocou em estado de emergência o centro de Mirave, na província de Jorge Basadre, da região sulina de Tacna, fronteira com o Chile. Esse local sofreu com fortes chuvas na quinta-feira passada que produziram deslizamentos e danificaram casas, serviços básicos, vias de comunicação, infraestrutura e fazendas de cultivo.

Estas declarações de emergência se somam às que o governo já ditou durante a última semana para os distritos de Lurigancho-Chosica, no leste de Lima, e Santa Eulalia, na província vizinha de Huarochirí, onde nove pessoas morreram e mais de 240 famílias foram prejudicadas por deslizamentos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.