Guarda Nacional da Ucrânia toma cidade de Lisichansk, no leste do país

  • Por Agencia EFE
  • 25/07/2014 07h01

Moscou, 25 jul (EFE).- Efetivos da Guarda Nacional da Ucrânia tomaram a cidade de Lisichansk, no leste do país, informou nesta sexta-feira o comando das milícias separatistas pró-russas que atuam na autoproclamada República Popular de Lugansk.

“Lisichansk foi capturada pela Guarda Nacional. Os milicianos conseguiram sair do cerco”, disse à agência russa “Interfax” um representante do Estado-Maior dos separatistas.

A cidade, de aproximadamente 100 mil habitantes antes da explosão do conflito, se encontra a 90 quilômetros ao noroeste de Lugansk, a capital da região homônima e um dos principais redutos dos separatistas pró-Rússia.

O porta-voz do comando rebelde denunciou que as forças governamentais ucranianas castigaram duramente Lisichansk com fogo de artilharia, antes de entrar na cidade.

“A cidade está à beira de uma catástrofe humanitária. Não há água, luz ou gás. Seus moradores estão tentando deixá-la o mais rápido possível”, acrescentou.

Há vários dias as tropas governamentais ucranianas intensificaram sua ofensiva contra posições dos separatistas, que recuaram de várias localidades. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.