Guerrilheiro que fazia parte de delegação de paz das Farc morre em bombardeio

  • Por Agencia EFE
  • 27/05/2015 21h24

Bogotá, 27 mai (EFE).- O guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) conhecido como “Emiro Chaqueto”, que fez parte da delegação do grupo armado nos diálogos de paz com o governo colombiano em Cuba, morreu em um bombardeio da força aérea na segunda-feira, confirmaram fontes militares à Agência Efe.

“Emiro Chaqueto” morreu no mesmo bombardeio no município de Riosucio, no departamento de Chocó, que matou o chefe máximo do bloco noroeste das Farc, Alfredo Alarcón Machado, conhecido como “Román Ruiz”, acrescentou a mesma fonte.

As Farc informaram hoje em Havana que “Jairo Martínez”, também membro de sua delegação de paz, morreu em 21 de maio em um bombardeio contra um acampamento na região rural de Guapi, no departamento do Cauca.

Outras quatro pessoas morreram na operação que matou “Román Ruiz”, membro do Estado-Maior das Farc, apesar de até o momento o Ministério da Defesa ter confirmado apenas que três guerrilheiros tinham morrido.

“Ruiz” era considerado o número dois de Félix Antonio Muñoz Lascarro, o “Pastor Alape”, um dos negociadores das Farc nos diálogos de paz com o governo colombiano, que acontece desde 2012 em Cuba.

O bombardeio que matou “Román Ruiz” e “Emiro Chaqueto” é o terceiro golpe das forças armadas da Colômbia às Farc em cinco dias. Em apenas três bombardeios da força aérea morreram cerca de 40 membros da guerrilha. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.