Hafter é nomeado chefe do Exército sob comando do governo de Tobruk

  • Por Agencia EFE
  • 02/03/2015 12h51

Trípoli, 2 mar (EFE).- O general rebelde Khalifa Hafter foi designado nesta segunda-feira novo chefe do Estado-Maior do Exército líbio, sob o comando do governo internacionalmente reconhecido estabelecido na cidade de Tobruk.

A decisão foi adotada pelo presidente deste Executivo, Akila Saleh, após consultar o alto comando do Exército regular líbio, informou Aisa al Aribi, porta-voz do “Conselho dos Deputados”.

Hafter, antigo herói de guerra do Exército do falecido Muammar Kadafi, transformado depois em um de seus principais opositores no exílio, empreendeu em maio uma ofensiva, com ajuda das Forças Armadas regulares, contra Benghazi e outras localidades do leste de país.

Os ataques, que contam com o apoio financeiro e político do Egito, foram ampliados no outono a zonas do oeste da Líbia com o objetivo de debilitar o respaldo islamita e o poder do parlamento rebelde na capital.

A Líbia é um estado fracassado, vítima da anarquia e da guerra civil desde que em 2011 a comunidade internacional contribuiu para derrubar o regime ditatorial de Kadafi.

Desde então, dois governos enfrentados lutam pelo poder e o controle dos vastos recursos naturais apoiados por milícias islamitas, leais do antigo regime, líderes tribais e senhores da guerra que traficam petróleo, armas, drogas e pessoas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.