Haiti abrirá investigação sobre escândalo sexual da Oxfam

  • Por EFE
  • 20/02/2018 08h36
ANDY RAIN/EFE O presidente haitiano declaro que o ocorrido com a Oxfam no Haiti "é uma violação extremamente grave da dignidade humana"

O ministro das Relações Exteriores do Haiti, Antonio Rodrigue, anunciou na quinta-feira que o governo investigará as revelações que diretores e voluntários da organização Oxfam contrataram prostitutas haitianas após o terremoto de 2010 que devastou o país caribenho.

“De acordo com as informações que temos, há muita razão para acreditar que houve muitas coisas ruins (no escândalo). Por enquanto o governo vai abrir uma investigação sobre os fatos para determinar como avançar”, informou Rodrigue.

Ele disse que, embora a Oxfam seja parceira do governo, a lei tem que ser respeitada “e nós temos que defender o interesse dos haitianos”.

Rodrigue falou com a imprensa no Ministério de Planejamento e Cooperação, onde foi cancelada uma reunião convocada entre funcionários do governo e diretores de Oxfam, no Haiti.

Na última terça-feira, o presidente haitiano, Jovenel Moise, escreveu no Twitter que o ocorrido com a Oxfam no Haiti “é uma violação extremamente grave da dignidade humana”.

escândalo da Oxfam, uma ONG de origem britânica, foi descoberto pelo jornal “The Times” na semana passada e desde então renunciaram ou foram demitidos alguns de seus principais diretores.

As autoridades do Reino Unido também abriram uma investigação sobre como a Oxfam administrou o escândalo sexual em que participaram, em 2011, alguns dos seus funcionários no Haiti.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.