Haiti diz que 2° turno de eleição pode ser só em outubro e desencadeia protestos

  • Por Reuters
  • 25/04/2016 13h06
Manifestantes durante protesto em Porto Príncipe. 24/04/2016 REUTERS/Andres Martinez Casares REUTERS/Andres Martinez Casares - 24/04/2016 Manifestantes durante protesto em Porto Príncipe

Adiada repetidamente, a eleição presidencial do Haiti pode não acontecer antes de outubro, disse o presidente haitiano, Jocelerme Privert, no domingo, dia no qual o país caribenho descumpriu um prazo acordado para o segundo turno, desencadeando protestos.

Falando a repórteres, Privert insinuou que agora a nação deveria escolher seu próximo presidente até 30 de outubro, prazo de uma votação para o Senado.

“Será que o país tem os meios financeiros para organizar duas eleições?”, questionou ele aos jornalistas quando indagado sobre a data provável do pleito.

Embora muitos tenham visto o prazo de 24 de abril para o segundo turno como pouco realista, milhares de manifestantes foram às ruas no domingo para exigir a chance de depositar seus votos.

O Haiti está vivendo uma convulsão política desde que o primeiro turno da eleição presidencial de outubro passado foi questionado por candidatos derrotados.

As autoridades descumpriram quatro prazos para a segunda rodada da votação e agora estão criando uma equipe para avaliar as alegações de fraude nos resultados de outubro de 2015.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.