Hamas convoca uma Intifada para “libertar Jerusalém”

  • Por EFE
  • 09/10/2015 12h23
EFE/ABED AL HASHLAMOUN Jovens palestinos lançam pedras contra forças armadas israelenses em Hebrom

O chefe do governo do movimento islamita Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, pediu nesta sexta-feira para ampliar a onda de ataques para transformá-la em uma Intifada (revolta) a fim de “libertar Jerusalém”.

“A batalha por Jerusalém é a batalha de Gaza e a Intifada da Cisjordânia é a Intifada de nosso povo”, disse, antes de acrescentar que seu movimento “sempre fará o apropriado para apoiar” o povo.

O grupo islamita Jihad Islâmica também pediu, de Gaza, para se realizar uma Intifada.

A região vive há nove dias uma onda de violência que tirou a vida de quatro israelenses e sete palestinos, quatro deles autores de ataques, outro suspeito de sê-lo e outros dois durante confrontos com forças israelenses na Cisjordânia.

Mais de uma dezena de israelenses e centenas de palestinos também ficaram feridos.

Embora a tensão tenha começado há três semanas, a violência disparou na quinta-feira passada, após o assassinato de dois colonos israelenses no norte da Cisjordânia, do qual Israel acusa uma célula de cinco membros do Hamas na cidade de Nablus.

Hoje aconteceram três ataques de palestinos com arma branca a israelenses, que ficaram feridos, enquanto um dos atacantes foi morto pela Polícia.

Também foi registrado o apunhalamento de quatro árabes, dois palestinos e outros dois árabe-israelenses, por parte de um ultranacionalista judeu no sul de Israel.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.