“Hamas é um bando de fanáticos”, diz ex-ministro de relações exteriores

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2014 15h29

O cessar-fogo humanitário determinado na Faixa de Gaza durou pouco mais de duas horas porque, segundo denúncia de Israel, um soldado foi sequestrado pelo Hamas e, portanto, o cessar-fogo foi suspenso. De acordo com o embaixador e ex-ministro de relações exteriores, Luiz Felipe Lampreia, o grupo Hamas é um bando de fanáticos.

“O Hamas é um bando de fanáticos que, se for necessário, sacrifica a população civil de Gaza tranquilamente aos seus objetivos. Eu não tenho a menor dúvida nesse sentido. Eles são pessoas completamente cegas à razão, são pessoas que se movem exclusivamente pelas suas convicções políticas e terroristas. Eu creio que o Hamas é, inclusive, responsável pelo massacre que a população vem sofrendo”, disse o embaixador.

Segundo Lampreia, algo que foi pouco falado é que o conflito serve aos interesses políticos tanto do primeiro ministro de Israel quanto aos líderes do Hamas. “Tanto o Netanyahu quanto o pessoal do Hamas estava em péssima situação política. Netanyahu à beira de ter que convocar uma eleição arriscada, e o Hamas, depois de sete anos de governo em Gaza, sem resultado nenhum. Então a luta dá a eles a impressão de que estão fazendo coisas importantes. A popularidade do primeiro ministro israelense subiu vertiginosamente e, certamente, os líderes do Hamas são vistos hoje como heróis”, explicou.

O embaixador disse ainda que a mudança de postura dos Estados Unidos pode ser um componente forte na tentativa de se encontrar a paz. “Pode vir a ser, sim, na medida em que Israel não se sinta totalmente respaldado para conduzir as ações de guerra de uma maneira muito profunda e muito total, como vem fazendo até agora”, disse.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.