Helicóptero militar russo é destruído por rebeldes no noroeste da Síria

  • Por Agência EFE
  • 24/11/2015 18h19
EFE/Haberturk Tv Avião de guerra russo pega fogo à medida em que é abatido e cai na fronteira entre a Síria e a Turquia

Um helicóptero militar russo foi destruído nesta terça-feira por rebeldes sírios após ter sido obrigado a realizar um pouso de emergência no norte da província de Latakia, no noroeste do país, informou à Agência Efe o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdul Rahman.

O ativista explicou que o helicóptero foi atingido por um míssil lançado pelos insurgentes após a aterrissagem na região de Kefraya, entre Jabal Turkoman e Jabal al Akrad, no norte de Latakia. A tripulação conseguiu deixar a aeronave antes da explosão, disse Rahman.

Anteriormente, o Observatório tinha afirmado que o helicóptero fez pouso forçado após ter sido atingido por grupos rebeldes.

A Primeira Divisão do Litoral, que engloba várias brigadas do Exército Livre Sírio (ELS), de oposição ao regime de Bashar al Assad, divulgou um vídeo na internet no qual um de seus combatentes disparava um míssil TOW, de fabricação americana, contra o helicóptero depois de ele ter aterrissado em Kefraya.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos apontou que essa região está sendo palco de vários enfrentamentos entre as forças governamentais e facções de tendência islamita, entre elas a Frente al Nusra, filial da Al Qaeda no país.

Esse fato coincide com a derrubada de um bombardeiro russo Su-24 pela Turquia devido a uma suposta invasão do espaço aéreo turco pela aeronave, fato negado por Moscou.

A Rússia é aliada de Assad e desde setembro ataca posições do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e outras organizações armadas de oposição na Síria.

A Turquia, por outro lado, apoia os opositores de Assad e se mostrou contrária à intervenção russa na Síria. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.