Hillary está 5 pontos à frente de Trump na reta final, diz pesquisa da CNN/ORC

  • Por Estadão Conteúdo
  • 25/10/2016 12h16

Hillary Clinton recebeu o apoio do New York Times neste sábado

Reprodução/Facebook Hillary Clinton - Facebook

Hillary Clinton está cinco pontos à frente de Donald Trump na corrida presidencial dos Estados Unidos na reta final da campanha, um pouco abaixo de 50% das intenções de voto, aponta uma nova pesquisa da CNN/ORC. 

Entre os prováveis eleitores, a candidata do Partido Democrata tem 49% das intenções de voto, enquanto Trump conta com 44%. Apenas 3% apoiam Gary Johnson do Partido Libertário e 2% apoiam Jill Stein, do Partido Verde. 

Segundo o levantamento, Hillary tem 53% das intenções de voto de pessoas com menos de 45 anos, comparado com 47% na última pesquisa da CNN/ORC. 

Seu apoio também aumentou alguns pontos entre eleitores não-brancos (72% a apoiam agora, ante 69% em uma pesquisa conduzida logo após o primeiro debate).

Trump aumentou levemente seu apoio entre eleitores brancos, para 54% na nova pesquisa, ante 49% na anterior. O ganho está concentrado entre eleitores brancos sem ensino superior, enquanto brancos com ensino superior tendem a votar em Hillary, favorecendo-a em 11 pontos. 

A diferença entre gêneros permanece grande, com Hillary liderando com 12 pontos entre as eleitoras do sexo feminino (53%). Trump conta com 41% das intenções do voto das mulheres. Entre os homens, Trump lidera por 3 pontos (48% a 45%).

O dado mais interessante da pesquisa é que Trump continua a ser visto como mais confiável para lidar com a economia. No geral, 51% preferem o candidato Republicano, ante 47% que preferem Hillary. Na última pesquisa, Trump era o favorito na questão por apenas 2 pontos. 

Hillary, entretanto, ganha de Trump em todos os outros temas da pesquisa, incluindo terrorismo (por 2 pontos), imigração (por 3 pontos), nomeação de juízes para a Suprema Corte (por 5 pontos) e política externa (por 21 pontos). Por outro lado, a economia continua a ser o tema mais importante para os eleitores, com 91% afirmando que é extremamente ou muito importante. 

De acordo com o levantamento, os eleitores de Trump são quase duas vezes mais propensos do que os eleitores de Hillary a considerarem a imigração ilegal um tema essencial para seu voto (52% entre os apoiadores de Trump, ante 23% entre os apoiadores de Hillary) e são mais aptos a ver o terrorismo (66% a 44%), nomeações para a Suprema Corte (58% a 46%), impostos (46% a 34%) e comércio com outros países (40% a 29%) como temas extremamente importantes.

A pesquisa da CNN/ORC foi realizada por telefone entre os dias 20 e 23 de outubro entre uma amostra aleatória de 1.017 adultos. A margem de erro dos resultados é de 3,5%, para mais ou para menos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.