Hollande pede unidade e uma resposta global contra o EI

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2014 05h57

Paris, 15 set (EFE).- O presidente da França, François Hollande, ressaltou nesta segunda-feira que a luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) requer uma resposta global “que deve proceder dos próprios iraquianos” e que pede também a unidade e o apoio da comunidade internacional.

Na abertura da conferência em Paris destinada a coordenar as ajudas e as ações contra essa organização terrorista, o presidente francês destacou que “não há tempo a perder” perante uma ameaça “maior sobre o Iraque, a região do Oriente Médio e o resto do mundo”.

Hollande destacou que a resposta deve ser primeiro humanitária e depois política, e que esta deve incluir a busca também de uma solução duradoura “no lugar em que nasceu o movimento, a Síria”, para o que solicitou o respaldo “das forças da oposição democrática” nesse país.

“É preciso apoiar os que podem negociar e realizar os compromissos necessários para o futuro da Síria. Para a França, estes são as forças da oposição democrática”, disse em um encontro que reuniu representantes de 24 países e da Liga Árabe, da ONU e da União Europeia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.