Homem que atacou boate na noite de Ano Novo em Istambul é capturado

  • Por Estadão Conteúdo
  • 17/01/2017 12h54
TUR01 ESTAMBUL (TURQUÍA) 17/1/2017 El Gobernador de Estambul, Vasip Sahin (iz), y el Jefe de Policía de Estambul, Mustafa Caliskan, ofrecen una rueda de prensa tras la detención del presunto autor del tiroteo en Año Nuevo, que costó la vida a 39 personas e hirió a 65, hoy 17 de enero de 2017. El presunto autor es uzbeko, de 33 años, y según las autoridades recibió entrenamiento en Afganistán y actuó en nombre del Estado Islámico. EFE/STR EPA/EFE Polícia da Turquia - EFE

A polícia da Turquia capturou o homem que realizou o ataque mortal em uma boate na noite de Ano Novo em Istambul, informaram autoridades nesta terça-feira, dizendo que ele é um cidadão do Usbequistão que treinava no Afeganistão e confessou o massacre.

De acordo com o premiê turco, Binali Yildirim, o homem estava sendo interrogado pela polícia. Yildirim expressou a esperança de que interrogatório desvendará as “forças” que estão por trás do ataque que matou 39 pessoas e foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico. 

Antes de entrar na boate, o atirador disparou em um policial e em uma pessoa que estavam do lado de fora. A maioria dos mortos no ataque eram cidadãos estrangeiros.

Momentos mais tarde, em declarações separadas, o governador de Istambul, Vasip Sahin, disse que a Turquia acredita que ele entrou no país em Janeiro de 2016.

Sahin disse que o homem, capturado na segunda-feira, confessou a realização do massacre e suas impressões bateram com as encontradas no local. Ele pode ficar detido até 30 dias, antes de ser acusado formalmente, mas seu julgamento pode demorar meses.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.