Homens armados assassinam 15 religiosos em Darfur, no Sudão

  • Por Agencia EFE
  • 26/11/2014 20h49

Cartum, 26 nov (EFE).- Um ataque de homens armados contra um ônibus na cidade de Nyala, em Darfur, no Sudão, matou pelo menos 15 religiosos que estavam no veículo.

O governador da província de Darfur Sul, Adam Mahmoud Yaralnabi, declarou em entrevista coletiva que quatro homens armados montados em camelos atacaram o veículo depois de detê-lo em um falso ponto de controle.

O ônibus transportava 30 pessoas, a maioria imãs e recitadores do Corão. 15 passageiros foram mortos pelos atacantes.

As vítimas, originárias de Manuashi, se dirigiam a Hamada para receber 700 famílias que retornaram para suas casas há duas semanas após deixarem os campos de refugiados em que se abrigaram.

Segundo o governador, este não é o primeiro ataque contra refugiados que voltam para casa em Darfur como parte de um plano para governamental que, segundo o político, permitiu que 900 famílias deixassem os campos de refugiados no último mês.

Yaralnabi acrescentou que os responsáveis por estas agressões são pessoas que não querem que os refugiados retornem, mas não deu mais detalhes sobre a questão.

O diretor de Assuntos Humanitários do governo sudanês, Ahmad Mohammed Adam, declarou hoje em Cartum que os campos de refugiados de Darfur abrigam atualmente mais de um milhão de pessoas.

Adam acrescentou que desde o começo do ano cerca de 300 mil refugiados retornaram para suas casas dentro do plano lançado pelas autoridades.

Darfur é cenário de um conflito entre movimentos rebeldes e o exército sudanês desde 2003, que já deixou mais de 300 mil mortos e obrigou 2,7 milhões de pessoas a abandonarem suas comunidades de origem, de acordo com a ONU. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.