Homens armados seqüestram 19 desminadores no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 19/04/2015 14h32

Cabul, 19 abr (EFE).- Pelo menos 19 trabalhadores de uma companhia afegã de desminagem foram sequestrados neste domingo por homens armados no leste do Afeganistão.

O sequestro aconteceu à tarde na cidade de Gardiz, capital da província de Paktia, confirmou o vice-governador regional, Abdul Wali Sahi, que disse que os sequestradores levaram os desminadores para um lugar desconhecido.

O chefe de Segurança da província, o general Dastageer Rustamyear, acrescentou que embora a polícia tenha lançado uma operação militar para libertar os desminadores, ela teve de ser suspensa “por causa das más condições climáticas”.

“As forças de segurança reiniciarão amanhã uma nova operação de resgate para libertar aos sequestrados”, anunciou o general, que revelou que outros 17 trabalhadores da empresa conseguiram escapar durante o ataque.

Em 13 de dezembro, 12 desminadores da mesma companhia foram assassinados pelos talibãs na província meridional de Helmand.

A ocupação soviética no anos 80, o posterior guerra civil até a ascensão dos talibãs em 1996 e a ocupação das tropas dos Estados Unidos e da Otan desde 2001, deixaram centenas de milhares de artefatos explosivos disseminados por todo o Afeganistão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.