Hungria intercepta 2.284 novos refugiados; centenas continuam esperando trens

  • Por Agencia EFE
  • 02/09/2015 07h01

Budapeste, 2 set (EFE).- As autoridades húngaras interceptaram ontem 2.284 refugiados, entre eles 353 menores, que entraram na Hungria de forma ilegal, informou nesta quarta-feira a polícia.

Enquanto isso, centenas de pessoas que passaram a noite acampando em frente à estação Keleti de Budapeste seguem sem poder entrar nos trens.

Em frente à estação se aglomeravam esta manhã centenas de pessoas que querem seguir viagem para a Europa Ocidental, mas a polícia, que reforçou sua presença no local, não lhes deixa subir nos trens, informou o portal “index”.

Um verdadeiro acampamento foi criado na saída de metrô da estação, com centenas de refugiados que recebem ajuda dos voluntários da Migration Aid, uma organização criada no Facebook.

A Migration Aid denuncia que na estação se formou uma situação caótica e convocou para esta tarde uma manifestação contra as anunciadas reformas legislativas com as quais o governo do conservador Viktor Orbán planeja elevar as penas pelo ingresso ilegal no país e mobilizar o exército na defesa da fronteira.

Depois que na segunda-feira se permitiu que quase mil refugiados subissem nos trens que partiam de Keleti rumo a Áustria e Alemanha, muitos imigrantes se transferiram à estação de outras áreas de passagem.

Em diversos protestos espontâneos que surgiram no transcurso da terça-feira em frente ao edifício da estação, vários refugiados denunciaram que não podiam usar o bilhete de trem que tinham comprado.

Em comunicado, a companhia ferroviária húngara MAV informou que em alguns casos será possível a devolução do dinheiro pelos bilhetes.

As autoridades húngaras interceptaram neste ano mais de 150.000 refugiados procedentes de países em conflito, que em sua grande maioria querem seguir em direção a países mais ricos da Europa como Áustria e Alemanha. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.