IBGE cancela contagem de população em 2016 por falta de recursos

  • Por Agencia EFE
  • 26/03/2015 21h32

Rio de Janeiro, 26 mar (EFE).- O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cancelou a contagem da população programada para 2016, com o objetivo de atualizar os dados do Censo de 2010, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

Com um custo previsto de R$ 2,6 bilhões, o levantamento não foi incluído no orçamento de 2015 do órgão, por isso optou por suspender os trabalhos, que já começariam a ser planejados neste ano.

O Brasil realiza um censo populacional a cada década, sempre nos anos terminados em zero. Os dados são atualizados com um amplo estudo por mostras domiciliares nos anos terminados em seis, envolvendo cerca de 80 mil pesquisadores, que têm que ser equipados com modernas ferramentas digitais.

A suspensão foi justificada pelo Ministério do Planejamento como parte das medidas de austeridade do governo para ajustar as contas públicas, que terminaram com um déficit recorde em 2014.

O governo federal anunciou um profundo ajuste fiscal neste ano, com redução de incentivos e cortes de gastos, tentando reverter a conjuntura negativa provocada pela estagnação econômica, além das altas do dólar e da inflação no país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.